20090409

Leite de vaca

O ser humano é o único mamifero que mesmo depois de desmamado continua a beber leite. Para além de não fazer sentido fica mais grave saber que este hábito não traz vantagens para a nossa saúde ao contrário do que julgamos. Este hábito é cultural e está até demasiado enraízado para que o questionemos. A verdade é que uma grande parte da população mundial não é tolerante á lactose que é um açúcar próprio do leite. A mesma lactose provoca alguns danos que se manifestam em vários sintomas tais como: fígado gordo, problemas gástricos e intestinais, corrimento e na maior parte das vezes aumenta os efeitos da asma. A juntar a este problema temos todo o processamento do leite desde a ordenha até ás prateleiras dos supermercados. Neste circuito acontece quase tudo, começando pelas hormonas de crescimento e antibióticos injectados nas vacas, passando pela adição de lixivia, água oxigenada e claro muita água. Depois temos o problema do término da validade que leva o produto de volta para as cooperativas para reciclar e voltar para a venda.
A grande preocupação em obter os valores diários recomendados do cálcio faz-nos recorrer ao leite de vaca sem pensar, sendo que na verdade nenhum do cálcio presente no leite é absorvido pelo organismo humano. Se está a pensar no leite como fonte de cálcio e proteína, pode esquecer e recorrer a outras fontes mais naturais e não animais. Ou então controle a ingestão destes macro e micro nutrientes através da utilização de suplementação. Conheça mais sobre os melhores suplementos de proteína e cácio em:
www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT

O timing da fruta


Muitos de nós não sabemos mas a fruta só deve ser comida em jejum. A não ser que a mesma seja cozida ou assada. Na realidade a fruta é um alimento que demora apenas 15m a ser digerido, sendo esta acção feita integralmente no intestino. Em pouco tempo o nosso intestino passa os nutrientes energéticos da fruta para o nosso sistema sanguínio.
Por outro lado se comermos a fruta no final de uma refeição pesada a mesma tem que esperar que todo o processo digestivo termine para depois ser absorvida pelo intestino. Acontece que a fruta depois de mastigada em espera no estomâgo entra em fermentação, transformando-se em alcool. Muitos anos de fermentações podem traduzir-se numa cirrose. Assim sendo para uma melhor ingestão da fruta devemos estar em jejum.
Estes pequenos detalhes fazem uma diferença crucial na nossa saúde.
Saiba como obter o melhor da fruta em suplementos vitaminicos: www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT
Votos de uma saúde de ferro
Thomaz Sardinha

Os liquidos ás refeições


A escolha dos liquidos que acompanham as refeições é de extrema importância para a nossa saúde. Assim como a temperatura dos mesmos.
O melhor que podemos fazer pelo nosso Bem-Estar durante uma refeição será tomar um chá quente ou morno de modo que as gorduras chegam mais rápidamente digeridas e expelidas.
Pelo contrário ao ingerirmos um refrigerante gelado ou mesmo água fria, estamos a solidificar as gorduras da refeição aumentando a probabilidade de criar gorduras viscerais no nosso corpo. Estas gorduras são também responsáveis pelo crescimento do perimetro abdominal, que é na maior parte das vezes responsável pelos derrames cerebrais,  ataques cardiacos e outras inflamações crónicas. Os Orientais tem a tradição milenar de beber chá verde quente a todas as refeições, e numa vida tradicional todos eles se mantinham activos, saudáveis e com grandes indíces de longevidade.
Conheça o melhor chá antioxidante, produzido dos melhores extratos de chá verde oriundos da China:
www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT
Votos de uma saúde de ferro.
Thomaz Sardinha

20090407

Sanduiche de vegetais


Não tem mal algum em comer uma refeição de sanduiche, desde que a mesma seja rica em nutrientes. Neste caso temos uma excelente proposta de sabor e valor nutricional.
Juntamos espinafre e malagetas longas. Não esquecer de cortar as malaguetas ao meio e retirar as sementes que são fatais, acrescentamos requeijão fresco e umas folhas manjericão. Torramos umas fatias de pão de forma de preferência integral, e barramos com queijo de ovelha. Cobrimos as fatias com salmão fumado e depois é só escolher o numero de andares que queremos para a nossa fantástica e nutritiva sanduiche. Nem o Popey poderia resistir a esta maravilha. Veja como pode ter uma refeição em barra, completa, rica em nutrientes e  portátil para estar sempre á mão: www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT
Votos de uma saúde de ferro!
Thomaz Sardinha



A cozinha como terapia


A culinária mais do que uma tarefa é uma arte, uma ciência e uma terapia. Que o digam os grandes mestres da cozinha.
O acto de saber escolher e comprar os melhores ingredientes até á preparação e apresentação, é um prazer tão grande como a dinâmica do artista plástico que pinta um quadro. As cores, as texturas e aromas são na realidade uma terapia calmante para quem quer que enfrente a cozinha com o prazer que lhe é devido.
Para além disso o facto de cozinhar algo para nós e para as pessoas de quem gostamos, estimula muito a nossa criatividade tornando a nossa energia muito mais positiva e transmitindo boa vibração aos pratos que servimos.
Cozinhar não é um dever ou uma obrigação mas sim uma responsabilidade pessoal, pois os nossos resultados de saúde provém da maneira como encaramos este tema. Deveria ser uma disciplina escolar logo nos primeiros anos do ensino básico. Todas as crianças que aprenderam desde cedo a cozinhar são mais felizes e saudáveis, pois a relação com os alimentos é mais aberta e abrangente. Os adultos também podem aprender a cozinhar refeições saudáveis, bastando para isso estar um pouco mais atentos aos livros e programas culinários em vez de verem tantas noticias carregadas de energia negativa. Acreditem que é bem mais simples do que imaginam. Mãos á obra!

Se não for adepto da cozinha, temos a solução perfeita para si. Veja como pode ter acesso a refeições muito prácticas, ricas em nutrientes e deliciosamente baixas em calorias, aliviando a rotina diária da preparação de alimentos : www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT

salada de abacate


Todos comemos com os olhos. Esta é uma expressão que não poderia ser mais verdadeira, pois na realidade a maior parte das nossas opções diárias vem do modo como interpretamos o que visualizamos. Se conseguirmos agradar a nossa vista com os alimentos certos através de uma boa apresentação, poderemos começar a comer correctamente.
Para isso basta usar um pouco a nossa imaginação ou então pesquisar algumas receitas que contenham os ingredientes certos.
Para esta tarefa recordemos o titulo do Dr. David Heber: " De que cor é a sua dieta?". Sabemos que para a nossa dieta ser saudável deveremos ingerir no minimo 5 cores. E não estamos a falar do amarelo da batata frita nem do castanho do bife. Estamos a falar em cores vibrantes de alimentos ainda vivos quando os comemos. Não se preocupem, não vão comer nada a espernear. Estamos a falar de legumes.
Podemos sempre dar um shot de vitaminas neste pequeno e rápido snack ou refeição ligeira aqui descrita.
Cortamos uma pêra abacate em duas retirando depois o caroço, em seguida picamos uma cebola e um tomate. Cobrimos as metades da pêra abacate com este picado crú e adicionamos folhas de manjericão. Regamos com um bom azeite, umas gotas de limão e se gostarem um pouco de pimenta preta moída na hora. A seguir deliciem-se com esta iguaria óptima para qualquer altura do dia.

Saiba mais sobre produtos saudáveis a incluir no seu estilo de vida e viva mais: www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT

O dia começa no Pequeno Almoço


O pequeno almoço é o responsável pelo sucesso do dia.
Na verdade todo o dia é definido por aquilo que ingerimos como primeira refeição. A energia que transmitimos ao nosso corpo e cérebro deve ser da melhor qualidade, uma vez que durante o sono as nossas células se alimentaram e deixaram muito pouco para o nosso arranque da manhã. Os bolos e pães são hidratos de carbono carregados de açucar e gorduras que não são a melhor opção. Começando o dia desta forma a nossa insulina é libertada em grandes quantidades absorvendo todo o açucar em excesso e descendo o pico de açúcar, para que este não provoque danos no nosso organismo. Em contrapartida quando o pico de açúcar desce, a nossa energia diminui e a nossa fome aumenta novamente. A agravar tudo isto estamos também a ingerir uma média de 1000 calorias vazias de nutrientes logo na primeira refeição do dia. 
Cada pessoa gasta em média entre 1300 a 2000 calorias diárias. Se fizermos correctamente as contas não poderemos comer muito mais durante o dia pois corremos o perigo de aumentar drásticamente o nosso peso. Claro que isto é o panorama mundial e parece que ninguém está a entender esta relação simples.
Podemos passar todo o dia nesta montanha russa de insulina e terminar os nossos dias como diabéticos ou podemos substituir o pequeno almoço por um bom batido da HERBALIFE, contendo 114 nutrientes naturais como vitaminas, proteínas vegetais, sais minerais, antioxidantes, e apenas 217 calorias. Com esta opção os diversos periodos de fome e picos de açúcar ao longo do dia vão deixar de existir, melhorando ao mesmo tempo as nossas escolhas alimentares no decorrer do mesmo.
Então? como vai preferir o seu dia...? Com muito ou pouco sucesso? Consulte aqui as suas opções de pequeno almoço saudável:
www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT

20090405

As ervas


Em todas as culturas são reconhecidas as propriedades alimentares e curativas das ervas.
De facto as ervas tem um papel vital nas diversas aplicações, tais como as mezinhas, temperos e chás.
Ervas como o manjericão, coentros, salsa, ortelã, oregãos e estragão podem ser ingeridas diáriamente em saladas e outros pratos.
As ervas possuem propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias. São uma fonte importante de fibra, vitaminas e sais minerais e devem ser ingeridas cruas de modo a preservar as suas propriedades, aromas e sabores. 
Rúcula, dente de leão e aneto são ervas comestiveis que nascem espontâneamente nos nossos jardins e terrenos baldios. Os nossos animais domésticos reconhecem de modo instantâneo a utilidade de dar umas mordidas nas ervas de jardim. Porque não o fazermos também?!
O poder nutritivo e desintoxicante das ervas pode também ser encontrado nos nossos suplementos nutricionais. Visite-nos em: www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT