A importância do peixe na nossa alimentação é tão grande quanto o resultado da evolução de todas as civilizações. De facto a evolução da inteligência humana tem uma relação directa com a ingestão de peixe. Todas as civilizações que deram grandes passos evolutivos tiveram uma relação directa com a sua disposição geográfica costeira ou com um grande consumo de produtos oriundos do mar. A evolução não se deveu apenas á facilidade comercial que oferecia a localização e transporte marítimo mas sim ás quantidades de produtos alimentares que continham omega 3. Este nutriente desenvolve-se em peixe de profundeza e àguas frias que se alimenta à base de algas. Os peixes mais ricos em omega 3 são a cavala, o salmão, a sardinha, o arrenque, o alibute, o atum e o bacalhau.
Existe contudo peixe que está disponivel para venda mas que não possui as mesmas propriedades destes anteriores. O peixe criado em viveiro não come algas não produzindo dessa forma a tão rica e preciosa gordura boa para o nosso organismo.
Esta gordura proporciona-nos uma melhor qualidade de vida uma vez que promove a limpeza do sistema cardiovascular, estabelecendo dessa forma uma maior irrigação a todos os niveis mas beneficiando principalmente o cérebro e o coração.
Para além destas propriedades tem também a vantagem de ser anti-inflamatório e oferece uma maior recuperação das cartilagens recuperando muitas vezes lesões nas mesmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.