20140913

Alimentos de Verão

Com as temperaturas elevadas a invadirem os nossos dias, começamos à procura de formas de nos refrescarmos – ir para a praia, para as montanhas ou simplesmente ficar em casa, para fugir aos raios do Sol.
Quando o calor aperta temos também a tendência de nos alimentarmos de forma diferente, pondo de lado as sopas e guisados substanciais, que nos parecem tão reconfortantes nos meses de Inverno, passando a preferir refeições mais ligeiras. A nossa tendência natural de, nos períodos quentes, darmos preferência aos líquidos, fruta e legumes frescos é benéfica, uma vez que, à medida que as temperaturas sobem, aumenta também o ritmo a que transpiramos, o que resulta numa perda de líquidos e de minerais, como o sódio, o potássio e o magnésio.
Esta perda faz com que nos sintamos fatigados e sem energia.
“Não só este tipo de alimentos ajuda a repor os líquidos e minerais que se perdem com a transpiração, como também os antioxidantes existentes na fruta e nos legumes podem ajudar a proteger o corpo de danos provocados pelo sol”, afirma Luigi Gratton, Vice-Presidente de Educação Nutricional da Herbalife, concluindo que “beber os líquidos adequados e comer muita fruta e legumes frescos pode mesmo ajudar a vencer o calor”. Da próxima vez que se sentir afectado pelo calor, experimente alguns destes alimentos que o vão ajudar a manter-se fresco:

Melão. Nenhum alimento lembra tanto o Verão como o melão. Qualquer tipo de melão é uma óptima fonte de potássio, mas o melão cantaloupe contêm valores de potássio três vezes superiores aos da melancia. É também rico em betacaroteno, um poderoso antioxidante, responsável pela sua cor alaranjada.

Frutos silvestres. Demasiado sol? Os doces e deliciosos frutos silvestres contêm componentes ligados à aspirina que podem reduzir inflamações e ajudar a aliviar o ardor das queimaduras solares. São também uma boa fonte de Vitamina C, um conhecido antioxidante.

Espinafre. As folhas de espinafre contêm muita água e são uma excelente fonte de magnésio. Para além disso, o espinafre deve a sua cor verde à luteína – um antioxidante que protege a pele e os olhos da exposição solar.

Malaguetas. Alimentos picantes em tempo quente? Pode acreditar. Ricas em Vitamina C, as malaguetas estimulam a transpiração que, há medida que se evapora da pele, ajuda a refrescar. Se não gosta de malagueta, outros alimentos picantes como o alho e o gengibre têm efeitos benéficos semelhantes.

Bebidas desportivas. A água é uma óptima forma de repor líquidos, mas se estiver a fazer exercício físico em zonas quentes e húmidas, as bebidas desportivas podem ser uma melhor opção. Ajudam a repor minerais valiosos e são especificamente concebidas para ajudar a maximizar a absorção de líquidos. Para além disso, o seu sabor suave e doce pode estimulá-lo a beber em maior quantidade.
Conheça as melhores opções de bebidas isotónicas e energéticas no nosso website: www.goherbalife.com/abcnutrição/pt-PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.